domingo, 23 de maio de 2010

Fotos para download - Tino Freitas

Livros novos, novas fotos. Como já sabem os leitores desse blog, os livros Brasília de A a Z e Controle Remoto estão chegando. As imagens desse post foram clicadas por Dante Accioly na manhã desse domingo e captam como "pano de fundo" painéis de azulejos do artista plástico Athos Bulcão expostas em espaço público em Brasília, Distrito Federal.

O tema das duas fotos acima estão nas paredes de um dos pontos turísticos mais visitados da Capital Federal: Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, localizada na entrequada 307/308 Sul.

O tema em vermelho - sugestão de Dante - estampa as paredes de um bloco residencial na 202 Sul. O banco estava lá. pedindo companhia e aí lá fomos nós cumprir a sina de modelo-fotógrafo. É claro que me sinto MUITO mais à vontade escrevendo. Mas que foi divertido, foi.

Por fim, ainda na 202 sul, não resistimo ao contraste do verde e branco dos azulejos com a camisa amarela. Mais brasileiro impossível. É incrível como esse conjunto formado por um retângulo e um quadrado com as quinas arredondadas prega peças no olhar. A cada ângulo diferente, novas formas. Genial.

Por fim, sol a pino, outros afazeres. Não foi dessa vez que clicamos nas galerias subterrâneas, nem nas antigas paradas de ônibus ou no buraco do tatu. Ficarão para a próxima sessão. Mas a ideia original era mostrar a beleza de Brasília - minha cidade por opção - fora da tradicional Esplanada dos Ministerios. Espero que vocês tenham curtido esses pedacinhos da rica obra de Athos Bulcão. Ele espalhou sua arte por aqui e mesmo sem saber, quase sem querer, a gente se espanta e se encanta.

Por fim, se alguém passar por aqui com a intenção de baixar as fotos, basta clicar sobre as imagens e esperar que elas carreguem em tamanho maior. Caso seja necessária uma maior resolução, informem qual a imagem desejada e o endereço de email no campo "comentários" para que eu possa enviar em tamanho adequado.

P.S. Para quem quiser conhecer um pouco mais do olhar especial que o Dante Accioly tem sobre Brasília, visitem o seu blog - ENTREQUADRAS - cheio de fotos belíssimas.

2 comentários:

Bia Hetzel disse...

A melhor é a última imagem, adorei! bj

Tino Freitas disse...

Bom de ler, principalmente quando é de alguém que tem o olho mágico. Essa foto foi a última de uma sessão com mais de duzentas fotos. A gente estava indo embora, 11 da manhã e aí, fiz uma brincadeira com o Dante. Ele captou o jogo dos azulejos nas duas paredes e completamos o set. Também é a nossa preferida.