quarta-feira, 9 de junho de 2010

Encontraram o Juízo do Tino na lista dos 30 melhores da CRESCER

Foi assim: estava na internet lá pelas 22h, respondendo alguns emails quando recebo o comentário da Silvana Tavano no blog dos Roedores de Livros com a singela mensagem (resumida, aqui): "Parabéns pela reportagem do Roedores e pela indicação na lista dos 30 melhores!" (silêncio... coração batendo forte... e ainda meio incrédulo). É claro que sabíamos da reportagem (se você não leu, leia aqui) mas eu não imaginava que o Cadê o Juízo do Menino? estivessse na lista dos 30 MELHORES LIVROS INFANTIS DO ANO publicada na Revista CRESCER de junho. No site, só estava liberado o acesso aos assinantes e - embora eu acompanhe o trabalho da equipe capitaneada pela Cristiane Rogério (Livros para uma cuca bacana, várias entrevistas com escritores e ilustradores, escolha de contos para a seção Quintal) - eu insisto em comprar revistas e jornais nas bancas (um hábito que tenho desde pequeno).
Enfim, precisei esperar uns dias para encontrar a revista nas bancas, e foi muito bacana procurar as páginas, encontrar primeiro os Roedores de Livros e depois achar o livro no meio de tantos outros que amo.

A lista da Crescer é uma das que mais admiro. Acompanho desde 2007 (veja a primeira foto com as quatro últimas edições). A seleção é o resultado das escolhas de 40 amantes da literatura infantil entre especialistas do gênero, professores, pedagogos, diretores de escolas, profissionais de livrarias e bibliotecários. Participar dela é uma honra para mim. É claro que o prêmio maior é o livro ser lido e querido pelas crianças e disso eu tenho o feedback em emails que recebo, encontros inusitados em livrarias, entre outras tantas histórias curiosas que acontecem a cada mediação com o livro. Mas integrar a lista da Crescer ajuda a levar o livro ainda mais longe, pois a revista circula em todo o Brasil, e atiça a curiosidade de pais e professores.

O ensaio fotográfico que ilustra a lista também merece destaque. As crianças aparecem "tatuadas" com os desenhos dos livros. Um trabalho de muito bom gosto. Literatura à flor da pele. Outra coisa muito bacana foi que o Juízo ganhou um lugar muito especial na revista. A edição separou os livros por temas (inclusão, emoção, etc...) e nossos parafusos abrem a seção É HORA DE SE DIVERTIR (Imagine você lendo um livro para seu filho e cair na risada? Aqui uma seleção especial para a leitura ser um momento de pura farra!!!)

É isso mesmo. Esse é o espírito principal do livro: leitura compartilhada, alegria, diversão. Divido com vocês a minha alegria explícita. E para ler o que escreveram nessa nova resenha é só clicar na imagem acima, que ela aparece em nova janela em tamanho maior.

Para completar, a revista publicou um HOTSITE muito bonito, colorido e dinâmico, onde disponibiliza a lista completa, além vídeos com as crianças folheando os livros e a leitura de trechos de todos eles. Dá pra passar um tempão curtindo. Visitem e divirtam-se. Hatuna Matata.

Nenhum comentário: