sexta-feira, 1 de abril de 2011

Liniers é Macanudo

Na última quarta feira, 30 de março, fui conhecer o LINIERS, genial criador da menina Enriqueta e seu urso Madariaga, do gato Fellini, de um bando de pinguins, entre tantos personagens carregados de um humor singular publicados em livros diversos.

Passei quase duas horas em pé numa fila que parecia imóvel, diante da generosidade e paciência do cartunista argentino. Munido de um leque de canetinhas coloridas, Liniers fez uma ilsutração para cada livro que chegava em suas mãos e conversava animadamente com todos, seja em inglês ou espanhol. E teve fã que apareceu com uns 10 livros (todos devidamente ilustrados e autografados ali, na hora).

Quando chegou minha vez, antes de pedir o autógrafo (Claro!!!) eu o presenteei com um Controle Remoto com uma breve apresentação da história. Ele sorriu com o tema da história e disse que iria ler para suas filhas, ainda pequeninas. O artista se debruçou rapidamente nas ilustrações de Mariana Massarani (fã de carteirinha do cara, e responsável por me apresentar às suas tiras) e foi curtindo o livro, zapeando uma a uma das 60 páginas.

Quando terminou, viu a logo da Manati na quarta capa do livro e soltou a pérola:
- Ah, é da Manati. Conheço. Bons livros!!!
Ah, Liniers, eu assino embaixo, e digo mais: Manati é Macanudo*!!!

A tarde de autógrafos deveria seguir das 13h às 15h. Mas Liniers atendeu a todos os fãs com paciência e simpatia, saindo de lá perto das 17h.
Isso também é ser Macanudo!
Hatuna Matata!!!

* Macanudo, em espanho, significa extraordinário, excelente, estupendo, magnífico!
Macanudo é o título das compilações das tiras de Liniers publicadas em jornais argentinos e que, no Brasil já está no volume 03 (Zarabatana Books).

Nenhum comentário: