terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Crianças doidinhas à Bolonhesa!!!

É com uma alegria selvagem que recebo a notícia de que o meu livro ASCRIANÇAS VÃO FICAR DOIDAS (il. Mariana Massarani, Manati) participa do Catálogo de Bologna 2013, ao lado de outros livros que também admiro por demais. É a segunda vez que um livro meu participa dessa seleção (em 2011, foi a vez do CONTROLE REMOTO). E me sinto honrado de pertencer a esse rol.
 
O livro está ali, na página 21, na seção de publicações para crianças. A capa é acompanhada de uma resenha em inglês (que reproduzo na imagem abaixo). O livro vai para Bologna, onde permanecerá exposto no stand do Brasil até o final da Feira. Depois, o livro passará a integrar o acervo da BIBLIOTECA JUVENILINTERNACIONAL, localizada num castelo em Munique, Alemanha.
 
Esse livro é bem doidinho, cheio de brincadeiras visuais (ter a Mariana como parceira é melhor que ganhar qualquer prêmio) e com as palavras. É uma homenagem a um dos momentos do dia em que as crianças mais “enlouquecem”. Mas não vou estragar a surpresa. Vocês terão que ler até o fim. Demorou mais de dois anos para virar livro e eu ainda sorrio ao lê-lo. Bom saber que emocionou a turma da FNLIJ, a quem agradeço a indicação e posto abixo uma imagem do livro (página dupla com as crianças doidinhas na kitinete da bruxa Bernadete). É claro que elas vão ficar ainda mais amalucadas à bolonhesa, não é mesmo?!?!?!. Hakuna Matata!!
 
 
Sobre o Catálogo de Bologna:
A cada ano, a FundaçãoNacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) seleciona livros para integrar o Catálogo de Bologna, que é apresentado ao público da Feira do Livro Infantil deBologna, que acontece na cidade italiana em março, em sua edição cinquentenária. A Feira é dos maiores eventos do gênero no planeta. Na verdade, é uma grande feira de negócios em que acontecem contratos de publicação de livros entre editoras de vários países. Em 2013, o catálogo da FNLIJ (com um projeto gráfico feito a partir de ilustraçoes de Angela Lago) selecionou 181 livros de autores brasileiros, a partir de uma lista de 910 publicações divididos nas seções (em inglês) Children (45), Young People (22), Non-Fiction (18), Poetry (20), Book without text (6), Drama (4) e Retold (19).


Nenhum comentário: