terça-feira, 28 de maio de 2013

FLIPIRI no Correio Braziliense

A FLIPIRI 2013 foi destaque no caderno DIVERSÃO & ARTE do jornal CORREIO BRAZILIENSE dessa segunda, 27 de maio. Você pode ler a matéria da jornalista Nahima Maciel  NESTE LINK (site do jornal) ou ler em cópia, abaixo. Na segunda imagem perfis de três convidados que o jornal destacou na reportagem (clique nela para ampliá-la). Gostei muito do conteúdo e, para mim, uma honra, estar ao lado do Wisnik e do Roger!!! A FLIPIRI desse ano homenageia os ilustradores e tem no programa muita gente que admiro como Ciça Fittipaldi, Jô Oliveira, Odilon Moraes, Rosinha, Fernando Lopes... A matéria segue abaixo, em laranja:

Foi a própria tradição da cidade que forneceu o tema da 5ª edição da Festa Literária de Pirenópolis (Flipiri). Quando a curadora Íris Borges se lembrou dos desenhos dos tapetes de serragem criados pelos habitantes para receber as procissões de Corpus Christi, logo imaginou um encontro de ilustradores. A Flipiri tem início nesta segunda-feira (27/5) com o tema Literatura e imagem e uma programação que leva à cidade goiana 32 escritores, 10 ilustradores e cinco autores de Pirenópolis. No largo da Igreja Matriz, uma tenda batizada de Praça Flipiri vai receber o público para atividades que incluem oficinas, contação de histórias, debates, encontros com escritores e sessões de autógrafos. A programação tem início na quinta-feira e vai até sábado.

De hoje a quarta, a Flipiri está voltada para os 5 mil alunos de 30 escolas públicas da cidade que foram incluídos no projeto Itinerância. Há um mês, os estudantes receberam livros dos autores convidados para a festa e trabalharam em cima dos textos com ajuda dos professores. Agora, eles recebem os escritores para conversar sobre as obras. “Todas as escolas, todos os alunos serão contemplados com a visita de um autor. Esse projeto é a menina dos olhos da Flipiri. É o momento mágico da festa”, diz Íris.

Na quinta, a Flipiri começa oficialmente às 7h30, com a procissão de Corpus Christi. Os ilustradores foram convidados a participar da confecção dos tapetes de serragem, cujas imagens geralmente se referem ao universo cristão. “O tema é gerador de tudo”, avisa Íris. “Quando estudamos a data para o evento deste ano, decidimos fazer durante o Corpus Christi. E quando pensamos nos tapetes, visualizamos logo a palavra e a imagem e pensamos na possibilidade de trazer os ilustradores.” Entre os convidados, estão Jô Oliveira, Sophia Pinheiro, Gougon, Ciça Fitipaldi, Rosinha Campos e Fernando Lopes, ilustrador do Correio Braziliense.



E se você for à Pirenópolis nesses dias, segue a minha agenda oficial para o evento:
Sexta, 31 de maio - 17h - faço a mediação com vários convidados
Sexta, 31 de maio - 19h - participo de uma sessão de autógrafos
Sábado, 01 de junho - 17h - apresento meu show Quem quer brincar comigo?

Nenhum comentário: